Mitos e verdades sobre economia de água que vemos na internet


Especialista explica se algumas “gambiarras” funcionam ou não

Um simples gotejamento não percebido em uma torneira pode representar a perda de 45 litros de água por dia. Como descobrir onde está o desperdício e economizar? O assunto é recorrente e importante para o planeta e para o bolso de muita gente. Para poupar não faltam soluções caseiras e curiosas. Leandro Censi, da Censi Sistemas Hidrossanitários, é especialista no assunto e alerta. “Às vezes pode até parecer mais fácil e econômico optar por soluções caseiras, mas com tantas novidades no mercado voltadas especificamente para ajudar a economizar e a identificar problemas, o ideal é que sejam instalados produtos que possuam certificação de qualidade e segurança. Eles efetivamente garantem esses benefícios com tranquilidade”, esclarece.
 Além disso, Leandro explica que os produtos são mais resistentes, pois são feitos com materiais adequados e inovadores para serem utilizados em descargas, são desenvolvidos para a fácil e rápida instalação, sem necessariamente precisar de a ajuda de um profissional especializado. “As gambiarras podem ser uma solução provisória, mas prefira o produto específico para obter um resultado duradouro e garantido”, completa.
Mas e as tais gambiarras? Funcionam? O especialista listou algumas encontradas na internet. 

- Garrafas ajudam a economizar água da descarga. Verdade! Com um clique na internet é possível encontrar como fazer isso. Basta encher uma garrafa PET com água, areia ou pequenas pedras, tampar e colocar dentro da caixa acoplada. Ela ocupará um espaço que seria da água e fará com que o equipamento encha mais rápido. Mas não é preciso gambiarra para economizar água no banheiro. Já existem produtos especialmente criados para esta finalidade e que garantem a economia com muita eficácia e durabilidade, como explica o especialista da Censi, Leandro Censi. “Produtos economizadores de água encontrados no mercado são acessíveis, eficientes, práticos de serem instalados e garantem a sustentabilidade e economia de água. Um deles é o mecanismo de saída Dual Flush para caixas acopladas, sistema utilizado pela Censi Sistemas Hidrossanitários e que economiza até 50% de água por descarga. Aprimorado recentemente, agora passa a ter um acionamento 25% mais leve e a possibilidade de regular a vazão da água na descarga”, diz.

- Com um copo cheio de água é possível descobrir vazamento na instalação interna. Verdade. Feche o registro do hidrômetro. Abra a torneira e logo após o equipamento e espere toda a água escorrer. Coloque um copo cheio de água na boca desta torneira. Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

- Pó de café ajuda na identificação de vazamentos na válvula ou caixa de descarga. De tão simples parece mentira. Mas é verdade. “Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga”, conta Leandro Censi. Se quiser optar por um método profissional, existe um produto para isso. O Antivazamento Censi colabora com o fim no desperdício de água no banheiro. Ele possui um sistema que automaticamente detecta e bloqueia os vazamentos nas caixas acopladas. O produto percebe tanto pequenos quanto vazamentos maiores e bloqueia o enchimento da caixa até que o problema seja solucionado.
Rua Bahia, 4253, Salto Weissbach
Blumenau (SC)

Também recomendamos

0 comentários