Sete municípios catarinenses adotam o Sistema de Ensino Aprende Brasil



Mais de 7.400 alunos da educação infantil e ensino fundamental serão beneficiados
O início do ano letivo traz novidades para os alunos da rede municipal de sete cidades em Santa Catarina. É que a partir deste ano, por meio de um convênio firmado entre as Secretarias Municipais de Educação e a Editora Positivo, parte das escolas mantidas pelas prefeituras de Balneário Piçarras, Campos Novos, Correia Pinto, Maracajá, Orleans, Monte Castelo e Ponte Alta adotam o Sistema de Ensino Aprende Brasil para turmas que vão desde a  Educação Infantil até o Ensino Fundamental.
Segundo informações das prefeituras, mais de 7.400 alunos serão beneficiados com o sistema que oferece um conjunto completo de soluções para as escolas. Com o convênio da Editora, além do material didático, as Secretarias Municipais de Educação recebem assessoria pedagógica para os professores e o apoio de uma coordenação pedagógica regional, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região e atender demandas educacionais específicas da localidade. O objetivo dos municípios é melhorar a qualidade do ensino, oferecendo um projeto que envolve toda a comunidade escolar.
Em Balneário Piçarras, a ideia é que, progressivamente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil consiga atender a todos os alunos da rede municipal. “A proposta com a nova gestão é justamente ter um diferencial e, a princípio, serão beneficiados alunos do quarto ao nono ano", comenta a secretária de educação, Laureci Schneider Pereira. O prefeito de Campos Novos, Silvio Alexandre Zancanaro, também confia no Aprende Brasil: “é comprovada a evolução que a educação teve nos municípios próximos que já implantaram o Sistema".
Na cidade de Correia Pinto, a secretária de educação, Cleomara Rodrigues, já conhecia o material por meio de sua utilização em escolas particulares. “Optamos pelo sistema Aprende Brasil justamente por conhecermos a qualidade dos materiais e também pelo acompanhamento pedagógico oferecido”, observa. Já em Maracajá, o prefeito Arlindo Rocha destaca que o objetivo é qualificar a educação: “estamos entregando aos nossos alunos o mesmo material utilizado nas melhores escolas particulares da nossa região e do Brasil”.
Orleans decidiu pelo Aprende Brasil a fim de melhorar sua nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Optamos por implantar o Sistema que possui uma metodologia de ensino mais adequada à nossa proposta pedagógica”, explica o secretário de educação, Lindekson Resin.
Segundo o secretário de educação de Ponte Alta, Moacir dos Santos Júnior, o convênio facilitará a vida dos estudantes e também dos professores. “A cidade vizinha, São Cristóvão, já utiliza o sistema da Editora Positivo. Como a população daqui é muito próxima à do município vizinho, vamos oferecer o Aprende Brasil também em nossa cidade, melhorando a proposta de ensino ofertada às nossas crianças”.
Em Monte Castelo, o sistema Aprende Brasil retorna à rede municipal de educação. “Resolvemos continuar com o convênio por reconhecermos o trabalho e os resultados que o sistema fornece. A educação municipal tem avançado bastante  e a Editora Positivo é muito presente cumprindo prazos de atendimento e entrega de materiais”, relata o secretário de educação, Ari Vieira Simões.
O Sistema de Ensino Aprende Brasil também oferece um Portal com home page disponível para alunos e professores. Nele, é possível encontrar conteúdo específico integrado ao livro didático. Entre os diferenciais da assessoria pedagógica está o atendimento aos professores por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando estratégias como web conferências, web atendimento e e-mails.
As redes municipais passam a contar, ainda, com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil) que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 330 mil alunos, em cerca de 220 municípios brasileiros.

Sobre a Editora Positivo
Fundada há 37 anos, a Editora Positivo tem a missão de construir um mundo melhor por meio da educação. Tendo as boas práticas de ensino como seu DNA, a Editora especializou-se ao longo dos anos e tornou-se referência no segmento educacional, desenvolvendo livros didáticos, literatura infantil e juvenil, sistemas de ensino e dicionários. A Editora Positivo está presente em milhares de escolas públicas e particulares com os seus sistemas de ensino. Amplamente recomendados pela área pedagógica e reconhecidos pelos seus resultados, os sistemas foram criados de modo a atender a realidade de cada unidade escolar. Para a rede pública a editora disponibiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Já as escolas particulares contam com o Sistema Positivo de Ensino e com o Conquista. Cerca de 2 milhões de alunos utilizam os sistemas de ensino da Editora Positivo, em escolas públicas e particulares, no Brasil e no Japão.

Também recomendamos

0 comentários