Dicas para não exagerar nas ceias de fim de ano



Chegamos a mais um final de ano, onde as festas são uma verdadeira tentação quando o assunto é gastronomia. Tem gente que não se importa e literalmente ‘mete o pé na jaca’, exagera na bebida, na comida e assume que nesta época não tem como fazer restrições. Porém, tem uma turma esforçada que correu atrás o ano todo, malhou, cuidou da alimentação e está com medo de exagerar neste período de festas. Mas calma, que listamos dicas valiosas para ajudar a não perder o controle...
No Natal, por exemplo a mesa costuma ser farta e as ofertas variadas. Tem peru, chester, tender, pernil, salpicão, doces e muitos outros pratos difíceis de resistir. No entanto, no verão as pessoas podem aproveitar a variedade de frutas, hortaliças e legumes para garantir uma 'ceia mais saudável'.
O Médico Fernando Querne, de Balneário Camboriú explica que alguns pratos são mais saudáveis que outros e dá até pra incluir um docinho sem perder a linha, claro.
Para uma ceia mais saudável, Dr. Fernando recomenda as carnes brancas, como peru ou chester, que são mais magras que a vermelha. Pra quem não dispensa um churrasco a dica é evitar costela e cupim, mais gordurosos, e consumir as demais, tirando apenas a gordura na hora da refeição.
Para acompanhar as carnes a sugestão são os carboidratos como arroz à grega ou lentilha, ou ainda batata corada ao forno e farofa com passas. As saladas são sempre bem vindas e devem ser feitas com hortaliças, folhas, legumes cozidos ou crus e frutas. Para temperar, limão, sal, azeite ou mesmo um molho à base de iogurte desnatado ou natural.
Quem não abre mão de um doce, deve prepará-los com ingredientes lights. Se você não se contenta apenas com as frutas da estação, pode optar por uma salada de frutas com iogurte natural ou desnatado, substituindo o leite condensado, ou mesmo consumindo as tradicionais castanhas, saudáveis e saborosas. “A dica é não cometer exageros, principalmente com as bebidas, que chamamos de calorias vazias. Opte pelo vinho tinto ou suco natural e evite outras bebidas alcoólicas”, acrescenta o médico.
Também não vale passar o dia da ceia sem comer direito para guardar espaço para a noite, pois será mais difícil resistir às tentações. A dica na hora de compor o prato é incluir bastante salada, uma proteína e um carboidrato.
Dr. Fernando Querne admite que não é um ou outro exagero nas festas que vai comprometer o esforço do ano todo. “As pessoas podem se permitir um deslize de vez em quando, principalmente se mantêm uma vida regrada, com reeducação alimentar e uma dieta saudável e equilibrada, aliada a exercícios físicos durante o ano. O importante é manter a saúde em dia e se exagerar um pouquinho, corra atrás do prejuízo depois”, brincou o médico.




 Médico Fernando Querne

 Dr. Fernando Querne dá dicas para compor uma ceia mais saudável, mas sem deixar de ser saborosa 


 

Também recomendamos

0 comentários