Faça com que as metas de final de ano saiam do papel e virem realizações com dicas da psicóloga Renata Stulp Scheide



Final de ano é natural que as pessoas façam uma retrospectiva dos últimos 365 dias vividos, pois - na rotina do dia a dia - é muito mais fácil seguir  vivendo do que parar constantemente para pensar como está indo a vida, não é mesmo? Pensando nisso, a psicóloga Renata Stulp Scheide faz uma reflexão sobre esse período e dá dicas valiosas para que as metas não sejam apenas almejadas, mas também cumpridas, trazendo satisfação pessoal.

A profissional explica que este é um costume bastante normal na sociedade e que o final do ano se destaca como um período marcante, em que as pessoas costumam reavaliar seus planos, já que este é um ritual muito forte para todas as pessoas no mundo inteiro.

"Todos nós temos essa mania de olhar para trás e observar como é que foi o nosso ano e vê o que conquistamos, o que não conquistamos. Assim, analisamos se foi um ano bom ou um ano de muitas perdas, com muitos ganhos ou de muitas superações e muitas conquistas. Esse é mesmo um marco cultural da nossa sociedade e que já virou um ritual mundial", destaca.

Segundo Renata, o Ano Novo traz consigo uma ideia muito forte de renovação, de esperança, de mudança. Por conta disso é tão comum ver as pessoas usando uma das expressões mais faladas neste período: 'Ano Novo, Vida Nova'.
"É a esperança de que o período que vai iniciar será melhor. Tem quem use branco, porque deseja paz, tem quem faça as famosas listas de metas, tudo isso almejando melhorar e evoluir. Isso é bastante interessante, mas como não deixar que essas metas se percam ao longo do ano?", indaga a profissional.

Traçar metas de fim de ano pode ser um hábito bastante saudável
Ela explica que é muito bom e saudável traçar metas, mas para que ao final do ciclo você sinta a satisfação de ter conseguido alcançar seus objetivos é preciso ser realista e não traçar objetivos inatingíveis ou sem um plano para que você possa viabilizá-los.
O conselho que a psicóloga dá é para que as pessoas trabalhem com metas reais, claras e bem definidas e que os planos para alcançar os objetivos também devem ser pensados junto com as metas.

"Se eu tenho uma meta clara e possível é também muito mais fácil que eu consiga atingi-la com foco e pensamento positivo. É legal fazer essa retrospectiva do seu ano antes da virada, traçar suas metas e na noite do Réveillon se visualizar atingindo seus objetivos. Essa é uma dica bem interessante, pois vai dar um gás a mais para que seu 2017 comece e termine com muito mais sucesso e realizações", finaliza Renata Stulp Scheide.

Mais Informações:
Psicóloga Rena Stulp Scheide
Psicologia Relacional Sistêmica - Neuropsicologia e Hipnoterapia
EndereçoCentro Empresarial Embraed - Av Cel Marcos Konder, 1207 - Sala 74 - Centro, Itajaí 
Telefone(47) 99628-4041

Também recomendamos

0 comentários