Dia do Profissional de Logística é marcado por 2ª Semana Cultural Allog





O atual momento econômico do Brasil torna a logística ainda mais importante. O segmento de logística é bastante amplo e inclui muito mais que armazenagem e distribuição de produtos no mercado interno e externo.  No Brasil, nos últimos anos, cada vez mais as empresas perceberam que os processos logísticos trazem competitividade e isso se transformou em um grande potencial gerador de empregos.

Atenta a esta movimentação do mercado, a Allog International Transport  realiza, de 6 a 8 de junho, a sua 2ª Semana Cultural. A iniciativa integra a programação de comemoração do Dia do Profissional de Logística (6 de junho) e visa promover a atualização profissional por meio de palestras e bate-papos que acontecem sempre após o expediente da empresa. 

De acordo com a Associação Brasileira de Logística (ABL), concentrando-se apenas no segmento dos prestadores de serviços logísticos (PSLs), ou seja, empresas cujo objeto de negócio é a prestação de serviços logísticos, há atualmente um contingente de aproximadamente 150 mil profissionais empregados diretamente em todo o Brasil.

Em Itajaí (SC), cidade catarinense com maior potencial logístico, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) – maior universidade do Estado - formou nada menos que 1.932 profissionais de Comércio Exterior e 1.076 profissionais de Logística. A Câmara de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) existe há 21 anos, sendo um das três mais antigas da entidade. Atualmente, debate demandas variadas do setor e representa o segmento de maior força econômica de Itajaí.

Conforme ​Eduardo Meira, diretor comercial da Allog, a empresa entende que, para atender bem os clientes, é necessário desenvolver uma equipe interna de profissionais capacitados e em sintonia com o mercado. A Semana Cultural tem o objetivo de aproximar colaboradores com o mercado e provocar reflexão e iniciativas que atendam às demandas do segmento, além de trazer a oportunidade de ter palestras relevantes “dentro de casa”.

Saiba mais: Profissional de Logística
Segundo o Ministério da Educação e Cultura (MEC), o profissional de logística “planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais de transporte, para proporcionar fluxo otimizado e de qualidade para peças, matérias-primas e produtos. Ele gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais, podendo ainda ocupar-se do inventário de estoques, sistemas de abastecimento, programação e monitoramento do fluxo de pedidos.

Também recomendamos

0 comentários